"Forma, forma, forma!"
Esta é uma frase do grande ceramista suíço Michel Magne, onde em suas aulas ele frequentemente relata o que é mais importante para a mimetização de uma restauração cerâmica: a sua forma.
Acredito que a textura é um aspecto muito importante para entendermos a forma dos dentes anteriores. Uma morfologia superficial de esmalte agressiva torna o dente menos reflexivo e mais escuro ou até mesmo opaco frente aos nossos olhos. Em contrapartida, uma superfície polida e lisa interage de forma antagônica à luz, refletindo-a de forma mais intensa e passando uma sensação de maior luminosidade ( e algumas vezes maior artificialidade ).
Estas imagens mostram os incisivos de 3 irmãos com idades e gêneros diferentes. Observe as diferentes texturas e características intrínsecas do esmalte de cada um destes pacientes. Estes pertencentes a mesma família mas com distinções interessantes em sua anatomia dentária.
As características superficiais de nossas restaurações nunca devem ser esquecidas, tanto na eleição de resinas compostas quanto nas restaurações cerâmicas. Lembre-se forma, forma, forma...Eu procuro nunca me esquecer, pois assim normalmente eu fico um pouco mais feliz com as minhas fotografias finais. Até breve!
Fábio Yamane Hirata
Nenhum comentário:
Postar um comentário