“Um artista deve ter seus próprios instrumentos de medida. Não em suas mãos, mas em seus olhos.” Michelangelo
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
ENSO
Enso é uma palavra japonesa que significa "circulo" e é um conceito fortemente associado ao Zen Budismo. Enso é talvez o objeto mais comum da caligrafia japonesa mesmo sendo um símbolo e não um ideograma. Simboliza iluminação, força, elegância, o universo e o vazio ( mu ): também pode simbolizar a própria estética japonesa. Como uma "expressão do momento" é frequentemente considerado uma forma de arte expressionista.
Na pintura zen budista, o Enso simboliza um momento quando a mente está livre para simplesmente deixar os sentidos criarem.
A pincelada de tinta do círculo geralmente é feita sobre seda ou papel de arroz em apenas um movimento ( embora o grande Bankey às vezes usasse dois movimentos) e não há possibilidade de modificação: mostra o estado expressivo do artista no momento.
fonte: texto encontrado sobre uma mesa do restaurante Melinda e Julius, onde almoço sempre que posso.
http://www.melindaejulius.com.br/
domingo, 31 de outubro de 2010
ITI Study Club Brasília e Goiânia - Ensino e Aprendizado /outubro de 2010
Entre os dias 18 e 20 de outubro, eu tive o grande prazer de apresentar uma série de aulas sobre composições estéticas sobre dentes naturais e implantes nas cidades de Brasília e Goiânia. Durante este período foi uma grande honra poder explanar ao lado de um grande mestre da implantodontia Prof. Mauro Tosta, onde foram intercaladas aulas de temas mais concentrados em cirurgia e odontologia restauradora.
Gostaria de ressaltar meus profundos agradecimentos aos professores Alessandro Januário ( Brasília ) e Washington Santana ( Goiânia ) pela imensa atenção dada durante estes dias intensos de ensino e aprendizado. Foi uma grande honra conhecer de forma mais próxima grandes referências em cirurgia e periodontia como os professores João Milki Neto e Wagner Duarte.
É excelente podermos sair de São Paulo e constatarmos o alto nível de ensino e prática da Odontologia em cidades como Brasília e Goiânia. Tudo isto me faz sentir um grande orgulho da Odontologia brasileira e felicidade profunda por fazer parte de tudo isso. Até breve e domo Arigatô.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Mente de aprendiz.
Como é bom para a alma humana termos mestres, termos guias. Eles nos tornam mais sabeis e humildes. Diminuem o ruído e aguçam a percepção. Estilhaçam nosso orgulho e nos fazem querer algo a mais, algo maior, algo melhor.
Obrigado a todos os meus mestres.
Sansei kina - alma da odontologia que devolve a felicidade de um sorriso.
Magne e Belser - conhecedores puros da biomimética e da função adesiva aplicada.
Kano - perfeccionismo, talento e bondade.
Kano - perfeccionismo, talento e bondade.
Hirata - espírito de samurai em uma era adesiva, uma couraça resistente.
Tosta e Araújo - inspiração e sabedoria osseointegrada.
Scopin - conhecimento determinado e técnica planejada.
Scopin - conhecimento determinado e técnica planejada.
Celestrino e Kataoka - mãos que traduzem sonhos e aspirações.
Obrigado pela sua existência. Domo Arigatô...
Fábio Yamane Hirata
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Biomimética - Bonded Porcelain Restorations
JED - Junção Esmalte Dentina |
Biomimética
Muitas vezes esquecemos completamente do caráter biomimético encontrado nos conceitos e protocolos de adesão em odontologia. Talvez não acreditemos verdadeiramente na força adesiva entre a estrutura dentária natural e materiais restauradores simples como as porcelana feldspáticas, cortando em excesso esmalte e dentina que não deveriam ser removidos.
Todos nós estudamos na graduação as características fantásticas da JED - Junção Esmalte Dentina - que consegue unir de forma harmônica duas estruturas completamente antagônicas. O esmalte de natureza friável e resistente ao desgaste superficial e a dentina uma malha complexa de fibras colágenas e hidroxiapatita, de natureza " macia ", poderíamos dizer ( licença poética do autor deste blog ) .
Assim, acreditemos na evolução dos materiais e na previsibilidade dos protocolos de reabilitação adesiva. Vamos preservar a dentina e o esmalte das cristas proximais de dentes como os incisivos superiores e realizar preparos de forma conservadora. Espero que cada vez mais a camada híbrida comporte-se de forma o mais próxima possível à uma JED, uma junção adesiva, forte e longeva.
Fábio Yamane Hirata
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Fratura Dentária
Tudo deveria ser o mais simples possível. Mas não simplificado.
Albert Einstein
Fábio Yamane Hirata
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Textura Familiar - Fábio Yamane Hirata
"Forma, forma, forma!"
Esta é uma frase do grande ceramista suíço Michel Magne, onde em suas aulas ele frequentemente relata o que é mais importante para a mimetização de uma restauração cerâmica: a sua forma.
Acredito que a textura é um aspecto muito importante para entendermos a forma dos dentes anteriores. Uma morfologia superficial de esmalte agressiva torna o dente menos reflexivo e mais escuro ou até mesmo opaco frente aos nossos olhos. Em contrapartida, uma superfície polida e lisa interage de forma antagônica à luz, refletindo-a de forma mais intensa e passando uma sensação de maior luminosidade ( e algumas vezes maior artificialidade ).
Estas imagens mostram os incisivos de 3 irmãos com idades e gêneros diferentes. Observe as diferentes texturas e características intrínsecas do esmalte de cada um destes pacientes. Estes pertencentes a mesma família mas com distinções interessantes em sua anatomia dentária.
As características superficiais de nossas restaurações nunca devem ser esquecidas, tanto na eleição de resinas compostas quanto nas restaurações cerâmicas. Lembre-se forma, forma, forma...Eu procuro nunca me esquecer, pois assim normalmente eu fico um pouco mais feliz com as minhas fotografias finais. Até breve!
Fábio Yamane Hirata
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Composição 1
Assinar:
Postagens (Atom)